Março Lilás – Março Azul !

publicado: 28/03/2023 08h45,
última modificação: 12/04/2023 08h51

💜 O Março Lilás objetiva conscientizar as mulheres sobre a importância de realizar o exame colpocitológico (preventivo) que é uma forma de prevenção do câncer de colo uterino. É através do exame preventivo que as lesões precursoras são identificadas e, se não identificadas e tratadas, podem vir a se tornar o CCU.

A forma de prevenção primária do CCU é através do não contágio com Papiloma Vírus Humano (HPV), seja pelo uso do preservativo interno ou externo durantes todas as relações sexuais e também através da vacinação contra o HPV.

A vacina protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do vírus, sendo que entre esses, o 16 e 18, possuem poder oncogênico, o que pode levar ao desenvolvimento das lesões precursoras no colo de útero nos casos de infecção persistente.

Nesse contexto, os profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde têm um papel fundamental na busca ativa das mulheres, tanto as que estejam no período indicado para realização do preventivo, quanto para realizar a entrega dos resultados com as orientações necessárias.

💙 O Março Azul Marinho se refere à conscientização ao câncer colorretal, que pode ser prevenido. A doença se desenvolve no intestino grosso, isto é, no cólon ou em sua porção final, o reto. O principal tipo de tumor colorretal é o adenocarcinoma.

A principal forma de prevenção do câncer colorretal é o seu rastreamento por exames como colonoscopias, visando à detecção e retiradas dos pólipos antes de se degenerarem em câncer.

De acordo com os dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer colorretal é o terceiro mais frequente entre os homens, logo após do câncer de próstata e de pulmão, e o segundo mais incidente nas mulheres, perdendo apenas para o câncer de mama.

A recomendação atual da SBCP (Sociedade Brasileira de Coloproctologia) é de que pessoas sem histórico de câncer de intestino na família procurem o coloproctologista a partir dos 50 anos. Se houver casos na família, esse acompanhamento deve ter início 10 anos antes da idade que tinha aquele familiar quando foi diagnosticado.

_

#saude#marçolilás#marçoazulmarinho