Historia

O município de Santa Cruz da Baixa Verde foi criado em 1° de outubro de 1991, pela Lei estadual de nº 10.620, quando foi desmembrado do município de Triunfo. Administrativamente, o município é composto pelo distrito sede e pela Vila de Jatiúca e sítios circunvizinhos. Anualmente, no dia 1° de outubro, o município comemora a sua emancipação política.

POSSE DO PRIMEIRO PREFEITO – ARQUIVO SEC. DE CULTURA

Formação Administrativa

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, figura no município de Triunfo o distrito de Santa Cruz, assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31 de dezembro de 1936 e 31 de dezembro de 1937.
No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Santa Cruz permanece no município de Triunfo, com a denominação Baixa Verde.
Pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31 de dezembro de 1943, o distrito de Baixa Verde passou a denominar-se Brocotó. Em divisão territorial datada de 1° de julho de 1950, o distrito já denominado Brocotó figura no município de Triunfo. Pela lei estadual nº 1795, de 17 de dezembro de 1953, o distrito de Brocotó passou a denominar-se Santa Cruz da Baixa Verde. Em divisão territorial datada de 1° de julho de 1955, o distrito de Santa Cruz da Baixa Verde figura no município de Triunfo, assim permanecendo em divisão territorial datada de 1° de julho de 1960.
Foi elevado à categoria de município com a denominação Santa Cruz da Baixa Verde, pela lei estadual nº 4973, de 20 de dezembro de 1963, desmembrado de Triunfo. Sua sede foi instalada no antigo distrito de Santa Cruz da Baixa Verde. Constituído de 2 distritos: Santa Cruz da Baixa Verde e Jatiúca.
Pelo acórdão do Tribunal de Justiça, mandado de segurança, nº 56949, de 31 de julho de 1964, o município de Santa Cruz da Baixa Verde foi extinto, sendo seu território anexado ao município de Triunfo. Em divisão territorial datada de 31 de julho de 1968, o distrito de Santa Cruz da Baixa Verde figura no município de Triunfo, assim permanecendo em divisão territorial datada de 18 de agosto de 1988.
Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Santa Cruz da Baixa Verde, pela lei estadual nº 10620, de 1° de janeiro de 1991, desmembrado de Triunfo. Constituído do distrito sede. Instalado em 1° de janeiro de 1993. Em divisão territorial datada de 1° de junho de 1995, o município é constituído do distrito sede, assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Breve panorama turístico de Santa Cruz da Baixa Verde

Na Capital da Rapadura, a atração são os engenhos, que festejam sua produção na Feira da Rapadura (outubro), com direito à exposição de uma mega rapadura de 5.000 kg. No município, a beleza das serras encanta, e a Cratera da Panela desperta a imaginação. No artesanato, entre outros trabalhos, são destaques as sandálias em couro, as peças em corda e palha, as esculturas em mel batido e os bordados.