Março Lilás e Março Amarelo !

publicado: 01/03/2023 11h25,
última modificação: 09/03/2023 11h28

💜💛No mês de março comemoram-se 2 campanhas inspiradas na mulher: março lilás e março amarelo!

O Março Lilás objetiva conscientizar as mulheres sobre a importância de realizar o exame colpocitológico (preventivo) que é uma forma de prevenção do câncer de colo uterino. É através do exame preventivo que as lesões precursoras são identificadas e, se não identificadas e tratadas, podem vir a se tornar o CCU.

A forma de prevenção primária do CCU é através do não contágio com Papiloma Vírus Humano (HPV), seja pelo uso do preservativo interno ou externo durantes todas as relações sexuais e também através da vacinação contra o HPV.

A vacina protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do vírus, sendo que entre esses, o 16 e 18, possuem poder oncogênico, o que pode levar ao desenvolvimento das lesões precursoras no colo de útero nos casos de infecção persistente.

Nesse contexto, os profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde têm um papel fundamental na busca ativa das mulheres, tanto as que estejam no período indicado para realização do preventivo, quanto para realizar a entrega dos resultados com as orientações necessárias.

Sendo assim, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) têm um papel fundamental na convocação da população feminina, auxiliando os demais profissionais de saúde no planejamento das ações, a fim de identificarem as mulheres com alterações celulares que precisem de tratamento adequado ou de nova coleta do exame.

No caso da endometriose, é comum que as mulheres descubram o seu diagnóstico somente 10 anos depois do início dos sintomas e o diagnóstico tardio de doenças como endometriose ou CCU podem resultar em tratamentos cirúrgicos e muita das vezes esterilização.

Previna-se!
_
#marçolilás#marçoamarelo