SANTA CRUZ: Secretaria de Saúde realiza 1° encontro municipal de gestantes

publicado: 28/08/2019 09h08,
última modificação: 06/09/2019 09h14

A Secretaria de Saúde do Município de Santa Cruz da Baixa Verde, com a coordenação da Atenção Básica realizou em parceria com o “Canto Mãe Coruja”, nesta segunda feira (26), o “I ENCONTRO MUNICIPAL DE GESTANTES” para celebrar o Agosto Dourado, que tem o objetivo de incentivar a amamentação.

Cerca de 50 gestantes de todas as áreas e UBS`s do município participaram desse momento rico em informações e muito aprendizado. As gestantes contaram com diversos serviços de saúde, com a equipe de técnicos de enfermagem, vacinadores e agentes comunitários de saúde (ACS). Também realizaram a atualização dos cartões de vacina, pesagem, aferição de pressão arterial (AP) e realização de Glicemia.

Através de uma linguagem simples e clara, os enfermeiros também realizaram palestras temáticas.

“O evento foi pensado e organizado com muito carinho por todos os profissionais. Nossa intenção era que de uma forma simples e objetiva pudéssemos passar todas as informações e esclarecer as dúvidas que nossas gestantes tinham sobre amamentação, por isso os temas abordados foram: O que é o Aleitamento Materno; Qual sua importância; Como ocorre à produção do leite materno; Pega correta da mama e posições para amamentar. As gestantes também foram informadas sobre os benefícios do aleitamento materno para os bebês e as diferenças entre os leites materno, artificial e animal, e mitos e verdades sobre amamentação”. Explicou a enfermeira Elisangela Maria.

Ao final do encontro as mães foram surpreendidas com um momento de aroma terapia, onde todas puderam participar e sentir diferentes sensações, tornando este momento muito emocionante. Também participaram de um Coffee break e concorreram a diversos brindes, o que agradou a gestante, Maria do Socorro Lopes.

“O encontro foi maravilhoso, os enfermeiros explicaram tudo bem direitinho, mostraram como é importante eu amamentar o meu bebê, aprendi muita coisa hoje. Ganhei até presente, eu gostei muito”.