SANTA CRUZ: Ações para a conscientização sobre a gravidez na adolescência são realizadas em nosso município.

publicado: 25/09/2019 15h31,
última modificação: 25/11/2019 15h43

A Prefeitura Municipal de Santa Cruz da Baixa Verde, através da Secretaria Municipal de Saúde e a equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF, identificou um alto índice de casos de Gravidez na Adolescência, o que levou a mobilizar um alerta nas escolas municipais e estaduais localizadas nas zonas urbana e rural. Procurando minimizar e prevenir os efeitos desses altos índices, além de trabalhar as questões relacionadas a sexualidade, DST’s, dentre outros, esta ação também foi desenvolvida em vésperas das festividades da tradicional Feira da Rapadura, o que provocou na juventude maior consciência e preocupação com o tema.

A psicóloga do NASF, Dra. Rose Melo, junto com a assistente social, Jamily Raely, conduziram esses momentos especiais com os jovens santacruzenses.

A Dra. Rose Melo enfatizou a importância da ação:
“Com o planejamento realizado pela equipe do NASF, junto com as equipes da atenção básica/UBS, conseguimos, no momento certo, resultados extremamente importantes. O melhor foi esclarecer dúvidas com provas científicas e respaldadas através do Ministério da Saúde e não de forma irreal e inconsistente, pois por vergonha e/ou medo, os jovens preferem muitas vezes buscar as informações em locais não seguros, o que nos traz resultados catastróficos nas Unidades Básicas de Saúde. Estamos felizes com os resultados alcançados e por podermos esclarecer todas as questões levantadas por nossa juventude”.

É fundamental informar e prevenir. O futuro se faz hoje!

Governo de Santa Cruz da Baixa Verde! Cuidar das Pessoas é a Nossa Grande Obra!