O Outubro Rosa é uma campanha mundial realizada anualmente com o objetivo de conscientizar as mulheres a respeito da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura e reduz a mortalidade, visto que, nos estágios iniciais, o câncer de mama responde muito melhor ao tratamento.
O câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre as mulheres do mundo inteiro, perdendo apenas para o câncer de pele não-melanoma (como o carcinoma basocelular). De todos os novos casos a doença a cada ano, cerca de 25% são câncer de mama.
A maior parte das mulheres acabam descobrindo o câncer sozinha, através do autoexame, que consiste em apalpar as mamas e as regiões próximas à procura de algum caroço. o autoexame não dispensa a mamografia, que é uma radiografia das mamas capaz de detectar alterações precoces.
O exame realizado como método preventivo deve ser feito a cada 2 anos por todas as mulheres entre 50 e 69 anos de idade.
Se houver alguma suspeita ou alteração no tecido mamário identificada pelo médico, a paciente deve realizar uma mamografia diagnóstica, a fim de aprofundar a investigação do quadro, mas somente exames laboratoriais (histopatologia) podem atestar o câncer.
Mas, mulheres que se encaixam entre os grupos de risco, tendo maior predisposição podem necessitar a realização do exame com mais frequência.
A campanha é simbolizada pelo laço cor de rosa.
_