ARBOVIROSES
Além dos cuidados em relação à pandemia da Covid-19, é importante que todos fiquemos atentos às doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti. Segundo a SES-PE, o número de casos de chikungunya aumentou 469% nos primeiros sete meses de 2021 em relação ao mesmo período do ano passado. Já os casos de dengue e zika registram queda de 15,2% e 28,6% respectivamente.
A principal forma de prevenção é a adoção de medidas que evitem a proliferação do mosquito: manter caixa d’água, baldes e demais recipientes para armazenamento de água bem vedados, e sempre vistoriá-los.
A população também precisa estar atenta aos sintomas específicos das arboviroses, que na fase inicial podem ser confundidos com a Covid-19. O que difere é a presença de manchas e coceiras na pele. Em caso de qualquer sintoma, é indicado procurar uma unidade de saúde.A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Saúde e agentes de endemias estão intensificando ações de combate ao mosquito, no entanto, é imprescindível que você faça a sua parte. Faça a sua parte! _#chikungunya#dengue#zica#arboviroses
