A tradição está de volta: Santa Cruz da Baixa Verde celebra a maior rapadura do mundo com 20 toneladas

publicado: 02/10/2025 16h09,
última modificação: 02/10/2025 16h09

A cidade de Santa Cruz da Baixa Verde, no Sertão de Pernambuco, voltou a escrever seu nome na história da cultura nordestina neste dia 02 de outubro. Como parte da programação da 27ª Feira da Rapadura, a Prefeitura entregou à população a maior rapadura do mundo, com mais de 20 toneladas.

Após alguns anos sem ser realizada, a feira — que faz parte da história e da identidade de Santa Cruz da Baixa Verde — foi resgatada pela Prefeitura com uma programação diversificada, reunindo atrações culturais, atividades religiosas e shows de artistas regionais e nacionais. O grande destaque ficou por conta do retorno da doce tradição que consagra o município como berço da maior rapadura do mundo.

Segundo o prefeito Dr. Ismael, esse resgate significa muito para a população santacruzense. “A rapadura representa nossa gente e nossa cultura. Nossa cidade é conhecida como a Capital da Rapadura, então nada mais justo que trazer de volta essa tradição e reforçar a nossa história, mostrando ao Brasil a força do que produzimos aqui”, destacou o prefeito Dr. Ismael.

O evento atraiu a poluição que pôde acompanhar de perto a entrega da rapadura gigante. Além do impacto cultural e turístico, a ação movimenta a economia local, beneficiando produtores, comerciantes e toda a cadeia ligada ao setor.