A campanha anual de combate à Hanseníase é denominada “Janeiro Roxo”, voltada para conscientização sobre a doença. Desde 2016 o Ministério da Saúde oficializou o mês de janeiro e a cor roxa para campanhas educativas em todo o país.
O objetivo da campanha é aumentar a detecção precoce de casos, investindo-se na sensibilização dos profissionais de saúde da rede de atenção básica para a suspeição do diagnóstico e na divulgação dos sinais e sintomas para a população, através dos meios de comunicação e distribuição de folder em locais públicos onde aconteça grande circulação de pessoas.
A Hanseníase é uma doença infecciosa, causada por uma bactéria. É transmissível e atinge, principalmente, a pele e os nervos periféricos como mãos e pés. Quanto mais cedo for diagnosticada, mais eficaz será o tratamento.
A transmissão ocorre pelas vias respiratórias (fala, espirro ou tosse), durante o convívio prolongado com o doente sem tratamento. É longo o espaço de tempo entre o contágio e o aparecimento dos sinais da doença. O paciente deixa de transmitir a doença ao iniciar o tratamento medicamentoso.
O tratamento da hanseníase é realizado por meio de medicamentos que são dispensados gratuitamente pelo SUS. O paciente deve ir uma vez por mês à Unidade de Saúde.
A hanseníase tem cura. Cuide-se!
_
#janeiroroxo